Ser Professor

É despertar a magia do saber
é abrir caminhos de esperança
desvendar o mistério do cálculo
da fala e da escrita.
É criar o real desejo de ser.
É promover o saber universal
especializar políticos,médicos, cientistas,
técnicos, administradores, artistas...
É participar profundamente
do crescimento social...
É trabalhar em grande mutirão
lançando as primeiras bases que
transformarão idéias em projetos executados
em terra firme ou em imensidão.
É não se dar conta da amplitude
de um trabalho que é missão
mover o mundo através do operário
ou presidente que um dia passou por sua mão.

Autor desconhecido (créditos - mensagens e poemas)

MEU PORTO SEGURO!!

MÃE DE MUITOS FILHOS

16 de janeiro de 2010


A morte de Zilda Arns, no terremoto que arrasou o já miserável Haiti, deixa-nos mais sós diante da nossa própria miséria. Dra. Zilda dedicou sua vida aos outros e fez sozinha coisas que muitos de nós não seríamos capazes sequer de começar.
Inspirada pela passagem bíblica do milagre da multiplicação dos pães, Dra. Zilda apostou na multiplicação da informação médica. Pediatra, dedicou sua vida a salvar crianças, primeiro no Brasil, e depois, onde a mão solidária do Brasil chegasse.
Desenvolveu um método próprio de ensinar a mães pobres, educadores e voluntários como prevenir doenças fatais para crianças. Foi assim que, ainda em 1980, na coordenação da vacinação Sabin, acabou criando um método que foi adotado pelo Ministério da Saúde para todo o Brasil. Foi assim também que engajou religiosos no acompanhamento da saúde e da educação de milhares de crianças, num esforço para suprir a precariedade das famílias que vivem na pobreza.
Esta experiência, a da Pastoral da Criança, criou uma rede voluntária impressionante de assistência social, que, em 25 anos, monitorou quase 2000 crianças menores de seis anos e mais de 1400 famílias pobres espalhadas por cerca de 4000 municípios.
A ideia e a capacidade de engajamento de Zilda Arns conquistaram 260 mil voluntários nesta tarefa. Gente que aplicou três princípios simples, de eficiência surpreendente: a visita domiciliar às famílias, o “dia do peso”, dedicado ao acompanhamento da desnutrição, e a reunião mensal de avaliação e reflexão. Traduzindo: atenção individualizada, informação e solidariedade – a fórmula do sucesso de Zilda Arns.
Que viva em nossa memória a lição de vida da médica das crianças pobres.

0 comentários:

Postar um comentário

Fico feliz com seu comentário!!

 
Muito Amor Pela Educação. Design by Pocket